Como criar uma automatização do funil de vendas ?

Ter uma no seu negócio é certamente o activo mais valioso. Diga adeus aos esforços de vendas para conseguir clientes, desenvolva um funil de vendas automatização. 🚀

Hoje, vamos discutir isto. Como deve saber, com o limite de 100 pedidos de ligação por semana no LinkedIn, a geração de leads tornou-se mais complexa.

Mas agora, com o Waalaxy, pode aproveitar o poder do LinkedIn e do marketing por e-mail para gerar mais visitantes no seu funil de vendas.

Agora, vamos descobrir juntos o que se pode fazer com um funil automatizado. 😉

Com um sistema automatizado, pode:

  • Poupe tempo na sua prospecção de b2b.
  • Gerar mais perspectivas (ou leads).
  • Obtenha novos clientes para os seus produtos/serviços.
  • Receba pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Eduque um público alvo sobre um tópico relacionado com o seu tema.

Neste artigo, veremos como criar um túnel de vendas eficaz que funcione em piloto automático e impulsione as suas vendas.

Pronto para ir? Vamos começar com uma primeira pergunta…

Funil de Vendas : Breve definição

Um funil de vendas automático (também chamado ” túnel de conversão”, “funil de conversão”, “funis de venda“) é um processo comercial que permite levar um simples visitante a tornar-se um cliente fiel, passando por várias fases de marketing.

Esta é uma definição bastante simples, mas iremos aprofundar mais na próxima secção.

Como funciona um funil de vendas automatizado?

Um funil de vendas permite acompanhar o utilizador da Internet num processo de compra. Permite-lhe alimentar o potencial cliente em potencial ( alimentação de chumbo), ou seja, ajudá-lo a encontrar informações e responder às suas perguntas para que acabe por comprar o produto.

Este funil tem várias fases. 🔥

Aqui estão eles:

  • Sensibilizar.
  • Consideração.
  • Decisão.

Fonte: affde.com.

Awareness

Na fase de sensibilização, o seu papel é criar uma impressão da sua marca na mente do potencial cliente. Esta pode ser a sua marca pessoal com os seus serviços, ou a sua marca profissional para os seus produtos. O potencial cliente em potencial deve estar consciente de que a sua solução existe.

Uma vez feito isto, eles podem ir mais longe no processo.

Consideração (ou “avaliação”)

Na fase de “consideração”, o objectivo é fazer com que o seu potencial cliente queira saber mais. Estar interessado. Para o fazer, é preciso encorajar duas coisas.

  1. O interesse do seu produto (este produto é para mim e pode ir ao encontro das minhas necessidades?).
  2. O desejo de o adquirir (é uma solução de qualidade? que resultados posso esperar obter?).

Esta fase é muito emocional. Há que pressionar os problemas para que se interessem. E pressionar os benefícios para o desejo.

A decisão (ou “modo de compra”)

Na fase de “decisão”, é preciso transformar um potencial cliente morno/quente em cliente. Ele conhece a sua solução, está interessado na mesma e só precisa de tomar medidas. Para o fazer, tem de jogar em 3 coisas.

  1. Exclusividade. 💥
  2. Raridade. 💥
  3. Urgência. 💥

Se não o fizer, as pessoas terão dificuldade em tomar medidas para comprar. Aqui não é uma questão de ser agressivo a todo o custo. Pode vender sem se parecer com um vendedor de tapetes. E aqui está como.

Oferecer exclusividade

Criar uma oferta convincente. Pode acrescentar exclusividade. E para o fazer, faça a si mesmo esta pergunta:

Em que é que o meu produto é diferente da concorrência?

Quanto mais único for na mente dos potenciais clientes, mais eles o escolherão como referência. Necessita de criar uma ligação de memória. Aqui está um exemplo de marcas que se diferenciaram a si próprias, se lhe disser:

  • Comboio. Em que empresa está a pensar? SNCF.
  • Telefone? Maçã.
  • Vídeo? YouTube.
  • Filme? Netflix.

Se estiver na vanguarda de um tópico específico, as pessoas comprarão porque se tornou a referência na sua mente.

Escassez e disponibilidade

Este factor pode aumentar as suas vendas. Quando o acesso ao seu produto/serviço é escasso, cria um efeito convincente na mente dos seus potenciais clientes.

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waalaxy dashboard

Exemplo de um funil de vendas que converte

Para converter potenciais clientes em clientes da melhor forma possível, é necessário seguir esta estrutura tanto quanto possível: A.I.D.A. para :

  • Anzol.
  • Interesse.
  • Desejo.
  • Acção.

Todas as suas páginas e acções de marketing devem copiar este quadro da AIDA. Porquê? Porque já provou durante anos ser a mais persuasiva no túnel de conversão.

Por exemplo, a página de destino da sua oferta de produto/serviço pode começar com um teaser com a promessa.

Em seguida, direcciona-se para os problemas dos seus potenciais clientes para os fazer interessar.

Depois, desejo com benefícios, características e provas.

Finalmente, com a sua chamada à acção para transformar o visitante num cliente. ✅

Porquê fazer um funil de vendas?

Um funil de vendas é um pouco como um diapositivo. Ou seja, é preciso uma pessoa totalmente fria de forma fluida e natural para a sua oferta paga.

No entanto, a duração e o tipo de funil de venda depende de um critério principal:

  • Temperatura da perspectiva. 🔥

Ou seja, a métrica que determina onde se encontra a sua perspectiva no processo de 3 passos visto anteriormente (consciência, consideração, decisão).

Vejamos algumas situações em que um túnel de vendas automatizado será de grande ajuda…

Para converter mais leads e tornar mais clientes

Como já foi dito, um túnel permite mudar a fase de uma pessoa. Ou seja, o seu estado.

  • Visitante. 👇
  • Prospecto.👇
  • Cliente. ✅

Por exemplo, para converter mais perspectivas, pode oferecer um recurso gratuito em troca do endereço de correio electrónico. Depois, redireccione-os para a sua oferta paga após o registo para passar da fase “chumbo” para a fase “cliente”.

Para vender as suas ofertas de formação

A criação de um funil de vendas automático é amplamente utilizada no mundo do infoproduto. Ou seja, na venda de produtos digitais, tais como formação em linha.

Por exemplo, algumas ferramentas podem ajudá-lo a criar um funil muito facilmente. As mais utilizadas são Systeme.io e Clickfunnels.

Os clickfunnels começam aos 49 euros/mês. 😁

Aqui está um exemplo de como criar um funil de vendas que pode produzir para as suas ofertas de formação:

  • Capturar página para colher primeiro nome e e-mail em troca de um recurso doado.
  • Página de agradecimento com um formulário de registo de webinar no seu tópico.
  • Página de vendas que o utilizador recebe após o webinar.

Depois envia uma série de e-mails automáticos para promover o seu webinar. E vende a sua formação no final do seu webinar. 🚀

Para vender produtos e serviços

Se vender produtos e serviços, também pode utilizar a potência de um túnel de venda automatizado.

Por exemplo, se for um consultor/freelancer como designer gráfico, pode ajudá-lo a encontrar clientes facilmente. Aqui está como pode trabalhar com um exemplo:

  1. O utilizador oferece um livro digital sobre “Como escolher a identidade do logotipo certo”.
  2. Recolhe o endereço de correio electrónico em troca do livro digital.
  3. Envia e-mails automáticos com os seus desenhos, comentários de clientes, etc.
  4. Faz uma chamada para a acção no final do e-mail para a sua página de Calendário.
  5. Oferece os seus serviços por chamada de vídeo/telefone.

O mesmo para sites de comércio electrónico…

Este é apenas um exemplo para desenhadores gráficos. Na próxima parte, veremos como criar o seu funil de vendas automatizado, independentemente do seu tema.

Como criar um funil de vendas especializado?

Siga estes passos simples para criar a sua máquina de vendas, que se converte sem ter de passar muito tempo a tentar convencer os seus potenciais clientes a comprar.

Passo 1: Criar um íman de chumbo

O primeiro passo é encontrar algo para trocar pelas informações de contacto do seu visitante. Basicamente, o seu endereço de correio electrónico deve ser recolhido. Mas pode ir mais longe para personalizar a sua relação com o potencial cliente durante o seu ciclo de vida:

  • Nome próprio.
  • Número de telefone.
  • Nome da empresa.
  • Website.
  • O seu endereço.
  • Etc.

Há muitos ímanes de chumbo que pode oferecer aos seus visitantes, lembre-se de trabalhar sempre em copywriting e de ter um título cativante. Aqui estão algumas ideias:

  • Consulta gratuita.
  • Cupão de desconto.
  • Lista de verificação.
  • Quizzes.
  • Vídeo.
  • Série de vídeos.
  • Caixa de ferramentas.
  • Calendário.
  • Podcast.
  • Entrevista.
  • Demonstração ao vivo.
  • Bilhete de entrada.
  • Formação por e-mail.
  • Produto físico.
  • Ficheiro de deslize.
  • Computação gráfica.
  • Chamada telefónica.
  • Auditoria.
  • Estimativa de preço.
  • Livro branco.
  • Livro digital.
  • T-shirt.
  • Dados estatísticos.
  • Estudos de caso.
  • Guia explicativo.
  • PDF para descarregar.
  • Webinar.
  • Formação em linha.

Encontre a dor #1 do seu potencial cliente e responda parcialmente com o seu íman de chumbo.

Por exemplo, se tiver um site de comércio electrónico, ofereça um cupão de desconto porque a dor principal é gastar demasiado.

Por exemplo, se for uma agência de web marketing, ofereça ao seu potencial cliente uma auditoria sobre a sua estratégia de marketing digital.

Por exemplo, se for um consultor SEO, ofereça uma consulta gratuita de 20 minutos para fazer perguntas sobre as questões que o seu potencial cliente enfrenta.

O objectivo de um íman de chumbo é criar um primeiro passo de conversão entre um visitante e uma pessoa com uma necessidade. Os passos seguintes permitir-lhe-ão preencher esta necessidade.

Passo 2: Criar uma oferta de chamada

Uma oferta de chamada para acção é algo que o seu cliente terá dificuldade em recusar por ser tão irresistível para ele.

  • É uma oferta que tem uma proposta de valor real.
  • É uma oferta que não é cara (menos de 50 euros).

Pode ser, por exemplo:

  • Um produto físico pouco dispendioso (o caso do comércio electrónico).
  • Uma formação em vídeo (o caso do infopreneurship).
  • Um software.
  • Um livro digital pago.
  • Um conteúdo premium.

O objectivo é transformar o potencial cliente em cliente o mais rapidamente possível para o levar ao estado “cliente”.

Então, poderá mover o seu cliente para cima da escada. Isto é o que veremos imediatamente…

Passo 3: Criar uma oferta emblemática

A sua oferta principal é o seu principal produto/serviço. Muito frequentemente, notará que, ao vender um produto emblemático às pessoas, estas quererão ir mais longe.

É por isso que pode oferecer um serviço clássico para satisfazer as suas necessidades. Isto pode ser :

  • Um serviço manual.
  • Uma longa formação em vídeo.
  • Um programa informático.
  • Um treinamento.

O objectivo da sua oferta principal é qualificar com sucesso os seus compradores anteriores para identificar os mais hiperactivos. Desta forma, oferece-lhes ainda mais valor.

Mas descobrirá que se aplicar isto no seu funil de vendas automático, algumas pessoas vão querer ir ainda mais longe…

Passo 4: Criar uma oferta especial

É aqui que entra a oferta topo de gama. Ou seja, uma oferta personalizada muito frequentemente cobrada por desempenho e não por tempo ou por unidade.

Por exemplo, isto pode ser :

  • Um acompanhamento de 6 meses com um coaching por semana e um relatório por mês.
  • Um coaching privado até atingir o seu objectivo.

A vantagem desta oferta é que poderá ajudar a pessoa a mudar a sua vida, uma vez que será paga “classicamente”, bem como por bónus, se atingir o resultado fixado pelo cliente.

Aqui está um exemplo com um consultor de geração líder que quer ajudar uma empresa de web marketing a encontrar mais clientes.

O objectivo e o KPI poderiam ser: assinar 30 clientes no próximo trimestre. O preço do apoio poderia ser de 1 500 euros/mês + 5 000 euros de bónus se o objectivo for ultrapassado.

Obviamente, é difícil automatizar o processo de decisão de compra para uma oferta topo de gama. É preciso compreender as necessidades da pessoa, propor soluções e definir resultados para a sua oferta.

Mas se quiser poupar tempo, ainda pode automatizar parte do processo de venda…

Etapa 5: Funil de vendas e automatização

  1. O seu íman de chumbo.
  2. A sua oferta de chamada.
  3. A sua oferta de bandeira.
  4. A sua oferta de prémio.
  5. A sua página de vendas.

Será capaz de automatizar a descida de clientes neste funil de venda.

Para tal, pode utilizar ferramentas como Systeme.io, Clickfunnels, OptimizePress, Podia, e muitas outras.

Muito fáceis de usar, são geralmente facas do exército suíço na criação de um funil de vendas automatizado.

Alguns são pagos, outros são gratuitos. Vamos ver como pode lançar o seu funil hoje, mesmo com pouco dinheiro para começar…

Como criar um funil de vendas gratuito?

Seguiu as etapas anteriores, a do seu processo de venda. Agora tem de lidar com a parte da estratégia de marketing.

O objectivo: criar o desejo de comprar os seus produtos e serviços e ganhar uma vida confortável.

Criar uma conta no Systeme io

Systeme.io é um software de criação de funil de marketing, e que propõe uma versão freemium. Com a versão gratuita, pode, por exemplo :

  • Recolha até 2000 contactos.
  • Enviar e-mails ilimitados.
  • Crie 3 funis de vendas online de 10 páginas no máximo.
  • Crie 1 blogue com o seu nome de domínio.
  • Publicar artigos no blogue e trabalhar no seu SEO (para aparecer nos primeiros resultados do motor de busca utilizado pelo utilizador da Internet)
  • Ter um espaço de membro protegido por palavra-passe.
  • Tenha tantos membros quantos quiser dentro de si.
  • Guardar ficheiros ilimitados.
  • Automatize um mínimo das suas acções de marketing.
  • Crie 1 cenário automatizado.
  • Recolha pagamentos através de Stripe e PayPal.
  • Crie o seu próprio programa de afiliados.
  • Realizar testes A/B.
  • Criar cupões.
  • Utilizar as redes sociais para promover as suas irresistíveis ofertas 😉
  • Criar altos, baixos e solavancos de encomenda.

Em suma, viu a enorme possibilidade que tem com a versão gratuita deste software. Isto é tudo o que precisa para iniciar o seu funil de vendas.

Também pode optar por aumentar as suas vendas online com publicidade paga como Google Adwords ou LinkedIn Ads.

Agora, eis como agir… 🚀

Criar a viagem do cliente passo a passo

Depois de ter criado a sua conta gratuitamente, pode começar a criar o seu funil de vendas.

O primeiro passo é construir a sua página de captura. Ou seja, a página de desembarque que lhe permitirá recolher informações essenciais dos seus prospectos (endereço electrónico, pelo menos).

O segundo passo é criar a sua página de vendas. Esta é a página de destino principal do seu negócio online. Permite-lhe vender o seu produto e serviço pago.

Como criar uma página de captura excelente para converter um máximo de visitantes em leads?

Aqui estão alguns passos para criar uma grande página de captação… 👇

Compreender as dores da perspectiva

O primeiro passo é compreender os pontos de dor dos seus potenciais clientes.

  • Quais são as suas maiores frustrações conscientes?
  • Quais são as dores profundas das suas frustrações conscientes?

É importante ir fundo na procura da necessidade.

Por exemplo, se estiver no negócio de formação em linha do ramo imobiliário.

A maior frustração consciente é não ganhar mais dinheiro para fazer mais coisas.

Procure a frustração por detrás disso.

Muitas vezes é a falta de liberdade que lhe está subjacente.

Por exemplo, na perda de peso, a frustração consciente do potencial cliente está a ser o excesso de peso. Pergunte a si mesmo:

Porquê? Qual é a raiz deste problema?

Aqui, é frequentemente o olhar dos outros que é a dor profunda.

Compreender a dor das suas perspectivas e apresentá-la na página de captura.

Criar a estrutura da página de captura

Utilizar a estrutura A.I.D.A. aprendida anteriormente neste artigo.

Comece com um gancho poderoso que realça a frustração consciente e a dor profunda. E escrever um subtítulo com o desejo da pessoa.

Depois faça um pequeno texto para que a pessoa se sinta completamente como se se tratasse deles. Isto pode ser pressionar as questões, ou contar uma pequena história.

Em seguida, confirme os benefícios da sua oferta. Para tal, comece por declarar os benefícios e ligá-los às características, e acrescente posteriormente o significado (que toca em desejos profundos).

Um exemplo: “Aprenda a criar um blog rentável que faça dinheiro mesmo quando não está a trabalhar, utilizando o método Blogueo, que lhe permitirá ser livre de ganhar o dinheiro que quiser, de onde quiser sem trabalhar mais de 2 horas por semana”

Como criar uma página de vendas que venda os seus produtos e serviços de forma massiva?

Para a página de captura, não é muito diferente, excepto que vai um pouco mais longe.

Ou seja, vai concentrar a sua mensagem nos resultados dos seus clientes e nos seus testemunhos.

Pode utilizar os 6 princípios de influência de Robert Cialdini para optimizar o poder persuasivo da sua página de vendas:

  • O princípio da reciprocidade (quanto mais se oferece, mais se recebe).
  • O princípio da coerência (um pequeno compromisso cria inércia de compromisso).
  • O princípio da prova social (outras pessoas tomaram medidas).
  • O princípio da autoridade (figuras de autoridade confiaram em mim, resultados).
  • O princípio da simpatia (o lado humano da sua oferta).
  • O princípio da raridade (edição limitada e exclusiva).

Trabalhe e adicione estes elementos na sua página de vendas do seu produto e serviço.

Testar o funil de vendas automatizado

Uma vez colocado o seu funil de vendas, terá de o testar.

Lembre-se de uma coisa:

O mercado está sempre certo.

É possível que as suas ofertas não funcionem. De facto, o primeiro erro que os empresários cometem é tentar criar algo de acordo com os seus desejos, em vez de conceber uma oferta que vá ao encontro de uma necessidade do mercado. 💰

Métricas para uma página de captura

Excelente taxa de conversão: >45%. 💰💰💰

Taxa média de conversão: 10-45%. 💰💰

Baixa taxa de conversão: <10%. 💰

A taxa de conversão da sua página de captura dependerá quase inteiramente: da sua oferta e da sua redação. O web design joga na conversão, especialmente no ambiente B2B.

No mercado B2C um pouco menos, mas o desenho gráfico da sua página de vendas ainda terá de ser claro.

Métricas para uma página de pagamento

Excelente taxa de conversão: >65%. 💰💰💰

Taxa média de conversão: 20-65%. 💰💰

Baixa taxa de conversão: <10%. 💰

Colocar testemunhos e todos os tipos de elementos que possam tranquilizar a perspectiva.

Como calcular o seu funil de vendas?

Agora vamos ver como calcular a rentabilidade dos seus funis de venda. Isto permitir-lhe-á saber se o seu funil de marketing automatizado merece ser optimizado, ou se merece ser flocado pela publicidade.

Comecemos por um termo muito importante para entender…

Calcular o custo de aquisição do cliente (CAC)

O CAC é o montante financeiro que lhe custa em média em promoção para obter 1 cliente.

Por exemplo, se gastar 17 euros em anúncios do Google para obter uma venda, então o seu CAC é de 17.

Compreendeu-o: é muito importante para o seu negócio reduzir ao máximo o seu CAC para aumentar a sua rentabilidade…

E isto é completado com a próxima métrica muito importante…

O LTV (valor de tempo de vida) é o montante financeiro que um cliente lhe traz em média, durante o seu ciclo de cliente.

Por exemplo, se um cliente trouxer 400 euros em vendas durante vários meses/anos, o LTV é de 400. Este é o montante total que o seu cliente trouxe.

Ao contrário do seu CAC, o seu LTV deve ser tão elevado quanto possível para assegurar a rentabilidade do seu negócio.

Mas agora como sabe se é rentável? É isso que vamos ver imediatamente… 👌

Calcular o ROI e optimizá-lo

O ROI (return on investment) é uma métrica que assegura a rentabilidade de uma acção.

Se o ROI for superior a 1, é rentável.

Se for inferior a 1, não é rentável.

E para o calcular nada é mais simples:

ROI = LTV/CAC.

Vejamos um exemplo. Tem um CAC médio de 88 euros. E o LTV médio é de 274 euros.

O seu ROI é portanto: 274/88 = 3,11.

Isto significa que por 1 euro investido na sua promoção, 3,11 euros sairão no final. Fez 2,11 euros de margem bruta por cada euro investido.

E no seu funil de marketing automatizado, tente prestar atenção ao quanto investe à entrada para levar as pessoas para o funil, e ao quanto recebe de volta à saída.

Faça o ROI tão alto quanto possível, e optimize cada passo do túnel para elevar o seu ROI. 🛠

Utilize Waalaxy para optimizar o desempenho do seu funil de vendas automatizado

Waalaxy, o nosso LinkedIn e a nossa ferramenta de automatização da prospecção B2B por correio electrónico ajudá-lo-ão a colocar pessoas na entrada do seu túnel, a um custo mais baixo.

De facto, Waalaxy tem uma versão gratuita para que possa usar a ferramenta com paz de espírito.

Poderá fazê-lo:

  • Envio automático de convites em massa a pessoas visadas.
  • Envie uma série de mensagens automatizadas para promover a sua página de vendas e captura.
  • Reforçar a sua base de dados de contactos.
  • Efectuar mais vendas.

Ao contrário de outras ferramentas, Waalaxy não limita o número de convites que pode enviar todos os dias. E é totalmente seguro.

Pode escolher entre mais de 12 sequências automatizadas para começar a prospectar pessoas e levá-las para o seu túnel. 🔥

Agora sabe como criar e promover a sua página de vendas, e criar uma automatização de funil de vendas com Waalaxy. Não temos mais nada para lhe ensinar, tudo o que tem de fazer é começar.

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