Como calcular life time value ? fórmula + exemplo

Sabe como calcular life time value ou, simplesmente, o que é? 🤔

As empresas de sucesso não são aquelas que se concentram apenas na aquisição de novos clientes, mas sim aquelas que sabem tirar o máximo partido de cada relação com o cliente, graças ao Customer Lifetime Value.
Se não está familiarizado com esta palavra, então veio ao sítio certo.

Sem mais demoras, vamos descobrir juntos o que é e como o calcular. 🔥

Life time value o que é ?

O CLV (Customer Lifetime Value) é uma medida que estima o montante total de receitas que um cliente pode trazer para uma empresa.
Não se trata apenas de uma venda única. Aqui, temos em conta todas as transacções futuras, a frequência e a recorrência das compras. 👀

💡

Isto permite-nos avaliar a rentabilidade a longo prazo dos clientes, uma vez que calculamos os custos de aquisição e retenção.

Grosso modo, ajuda a tomar decisões estratégicas, como o orçamento de marketing ou o programa de fidelização. 🦋

Porque é que o life time value é importante?

Ainda não percebeu a importância do CLV (Customer Lifetime value)? 😲
Ok, não entre em pânico, nós explicamos-lhe mais detalhadamente. 🔎

1) Melhorar a fidelização dos clientes

Se compreender o valor que um cliente traz a longo prazo, poderá trabalhar mais nas suas estratégias de fidelização, tais como :

  • 🔷 Programas de recompensas.
  • 🔷 Ofertas personalizadas.
  • 🔷 Atendimento ao cliente de qualidade.

Um valor elevado do tempo de vida do cliente indica uma forte lealdade, o que logicamente reduz a necessidade constante de novos clientes (que por vezes pode ser muito dispendiosa). 💸

Além disso, se se concentrar em melhorar o valor do tempo de vida, acentuará o comportamento de compra repetido e, por conseguinte, prolongará o tempo de vida do cliente. ⏱️

💡

Para além de aumentar as receitas, este facto reforça a relação cliente-marca.


2) Calcular a rendibilidade da empresa

Como já deve ter adivinhado, o “marketing do valor do tempo de vida do cliente” é uma forma de determinar quanto é que um cliente realmente ganha em relação aos custos investidos na sua aquisição e retenção. 🔥

Se for uma empresa com um LTV 📈 elevado, poderá justificar os seus gastos em marketing e serviços porque sabe que os custos serão amortizados pelas receitas futuras geradas.

Uma pequena dica: se combinar o LTV com outros indicadores, como o custo de aquisição do clientes (CAC) ou a taxa de rotatividade, terá uma visão geral das suas finanças e tomará as decisões certas! 👀


3) Otimizar os custos de aquisição de clientes

Tem duas opções:

  • 1️⃣ Seu LTV é alto ⭢ é possível alocar mais orçamento para campanhas de marketing sem correr o risco de perder dinheiro.
  • 2️⃣ O seu LTV é baixo ⭢ é necessário repensar as estratégias de aquisição ou retenção para melhorar a rentabilidade.
💡

A otimização do CAC com base no LTV melhora a eficácia dos gastos de marketing ao visar os melhores segmentos de clientes.

Ao fazê-lo, pode ter a certeza de que cada euro gasto na aquisição de novos clientes contribui para o crescimento da sua empresa. 😇

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Como calcular life time value ?

Já aviso que o cálculo não é assim tão simples (de qualquer forma, as coisas mais difíceis de conseguir são as melhores, certo? 😇). Este é feito em 4 passos, por isso toma nota e presta atenção! 🤫

1) Determinar o tempo médio de vida de um cliente

Tempo de vida do cliente = 1 / taxa de rotatividade

A taxa de churn é a percentagem de clientes que deixam de fazer negócio com a empresa durante um determinado período. Invertendo esta taxa obtém-se uma estimativa do tempo médio que um cliente permanece ativo. 👀

2) Calcular a frequência média de compra

Frequência de compra = Número total de compras / Número total de clientes

Esta fórmula é utilizada para medir quantas vezes um cliente compra, em média, durante um determinado período. 📆

3) Calcular o cabaz médio

Cesto médio = Receita total / número total de compras

O cabaz médio representa o valor médio das transacções efectuadas por um cliente durante uma compra. 🛍️

4) Calcular o valor do tempo de vida

É isso, podemos finalmente passar à fórmula! 👇🏼

Valor do tempo de vida do cliente = Tempo de vida do cliente × Frequência de compra × Cesto médio

Esta fórmula permite estimar o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo de toda a duração da sua relação com ela. 🔥

5) Ter em conta as margens e os custos

Para obter uma estimativa mais exacta, é necessário ter em conta a margem de lucro (após dedução dos custos de produção e de aquisição). Eis a fórmula: ⬇️

CLV Ajustado = (Tempo de Vida do Cliente x Frequência de Compra x Cesto) x Margem de Lucro.

life time value

Cálculo do valor do tempo de vida do cliente Saas: exemplo

Para tornar as coisas mais claras para si, eis um exemplo concreto de uma empresa Saas. Eis as informações de que necessitamos para calcular o valor do tempo de vida dos clientes:

  • 🟣 Taxa de rotatividade mensal: 5%.
  • 🟣 Número total de clientes activos: 1.000.
  • 🟣 Número total de transacções (assinaturas renovadas) durante um período de 12 meses: 9,000.
  • 🟣 Total de vendas geradas durante este período: 450 000 euros.
  • 🟣 Margem bruta: 40%.

Vamos fazer as contas! 🧮

  1. Tempo médio de vida do cliente (1 / taxa de rotatividade) ⭢ 1 / 0,05 = 20 meses.
  2. Frequência média de compras (Número total de compras / Número total de clientes) ⭢ 9.000 / 1.000 = 9 compras por ano.
  3. Frequência média de compras (mensal)⭢ 9 / 12 = 0,75 por mês.
  4. Cabaz médio (Total de vendas / Número total de transacções) ⭢ 450.000 / 9.000 = 50€ por transação.
  5. LTV (Vida média×Frequência média de compras×Cesto médio) ⭢ 20 x 0,75 x 50 = 750 €.
  6. LTV (após margem bruta ) ⭢ 750 x 0,40 = 300 euros.

Para esta empresa Saas, o valor líquido do tempo de vida de um cliente é de 300 euros.

💡

Isto significa que cada cliente gera uma média de 300 euros de lucro para a empresa ao longo da vida da relação.

Estudo de caso : como é que a Waalaxy aumenta o seu valor vitalício?

Waalaxy é uma ferramenta de prospeção e automação de LinkedIn e e-mail projetada para ajudar as empresas a gerar e qualificar leads de forma eficiente. 👽

Graças a campanhas de correio automático, pedidos de convite ou mensagens em massa, poderá encontrar facilmente novos clientes e obter respostas.

💡

A ferramenta é segura, fácil de utilizar e não requer conhecimentos técnicos ou de base de dados.

Vamos dizer-lhe como eles aumentam o valor do tempo de vida dos seus clientes! 😇


1) Melhoria contínua do produto

A Waalaxy investe constantemente na melhoria contínua do seu produto com o objetivo 🥅 de aumentar o LTV dos seus clientes.

Toda a sua estratégia se baseia na adição regular de novas funcionalidades e na otimização das existentes com base no feedback dos clientes. 😇

Por exemplo, lançaram o Waami, um assistente de IA que ajuda a escrever mensagens de prospeção. ✨

Como o fazer? 🤔

Bem, basta preencher :

  • 🔵 O seu público-alvo.
  • 🟣 Sua proposta de valor.
  • 🔵 O seu diferenciador.
  • 🟣 Um apelo à ação.

E pronto, a magia acontece, e tem uma mensagem de prospeção completamente personalizada! 😇

Mas isso não é tudo. Para além da funcionalidade, a interface do utilizador é continuamente aperfeiçoada para melhorar a experiência do cliente, tornando o produto cada vez mais intuitivo e agradável.

Ao fazê-lo, o Waalaxy mantém os seus clientes actuais envolvidos e evita que procurem alternativas noutros locais. 🧠


2) Ofertas personalizadas

Em vez de propor uma abordagem única, a Waalaxy segmenta os seus utilizadores de acordo com vários critérios, tais como o comportamento de compra, o sector de atividade ou a utilização do produto.

Ao fazer isso, o Waalaxy adapta suas ofertas às necessidades específicas de cada grupo de clientes! 😇

Se você gostaria de saber mais sobre as diferentes assinaturas, vá aqui! 👇🏼

Ao aumentar a relevância das interações com cada cliente, consegue prolongar a relação com o cliente, o que (se esteve atento), aumenta o customer lifetime value! 🥳


3) Upselling

Se não sabe bem o que é o upselling, trata-se de encorajar os utilizadores existentes a atualizar para planos mais avançados ou funcionalidades adicionais que satisfaçam melhor as suas necessidades comerciais.

Por exemplo, a Waalaxy pratica o upselling quando os utilizadores atingem os limites do seu plano atual ou expressam uma necessidade crescente de funcionalidades. 👀

Estou a pensar, em particular, na Inbox (o serviço de mensagens do LinkedIn, mas melhor, com mais funcionalidades e mais filtros), ou no crédito extra do Email Finder (que lhe permite utilizar o Email Finder).

Ao fazer isso, Waalaxy consegue prolongar o envolvimento de seus clientes e maximizar a receita ao longo da duração do relacionamento! ✨


4) Suporte ao cliente

Waalaxy oferece webinars e tutoriais adaptados aos diferentes níveis de proficiência dos utilizadores.

💡

Esse treinamento ajuda a reduzir qualquer atrito que os clientes possam encontrar.

De facto, a ferramenta de automatização mantém uma comunicação contínua com os seus clientes, recolhendo regularmente feedback para aperfeiçoar (como uma faca 🔪 ou um queijo 🧀, depende de si 😅) o produto e a experiência do utilizador.

Também oferecem boletins informativos que dão uma grande quantidade de conselhos, nos seus meios de comunicação, Supernova ☄️!

Eis uma lista não exaustiva das newsletters que oferecem:

  • 🥇5 passos para dobrar suas vendas.
  • 🥈Como montar sua estratégia de conteúdo no LinkedIn.
  • 🥉Como x2 o tempo de resposta das suas mensagens de prospeção.


5) Bônus: conquiste mais clientes através da prospeção.

Ao automatizar tarefas repetitivas, como o envio de solicitações de conexão ou mensagens personalizadas no LinkedIn, o Waalaxy nos permite focar 🧠 mais em leads qualificados.

Na verdade, você pode integrar cenários de prospeção personalizados, o que economiza tempo, mas que também permite que você direcione seus potenciais perfeitamente. 🎯

E se ainda não está convencido com a prospection, aqui estão as vantagens:

  • Automatização de tarefas repetitivas.
  • Segmentação inteligente dos prospectos.
  • Personalização em grande escala.
  • Acompanhamento automatizado.
  • Análise de dados em tempo real.

Está satisfeito? Convertido em prospeção? 👀

Pronto para uma recapitulação ? Como calcular life time value

Como pode ver, o “valor do tempo de vida do cliente” não é apenas um indicador financeiro. É uma verdadeira ⚖️ alavanca estratégica para qualquer empresa que pretenda maximizar a sua rentabilidade e crescimento a longo prazo. 📈

Todas as decisões, quer se trate de aquisição, fidelização ou otimização de custos, devem ser tomadas após uma análise do CLV (customer lifetime value). 👀

Em última análise, é esta visão a longo prazo que o vai distinguir das outras empresas. ✨

31 LTV é bom?

Um LTV de 31 pode ser bom ou mau, dependendo do contexto da empresa, do seu sector de atividade e dos custos associados à aquisição e retenção de clientes.

Se o custo de aquisição (CAC) for bastante inferior a 31 (digamos 10), significa que a empresa está a gerar um bom lucro por cada cliente adquirido (o que é positivo). 🔥

Por outro lado, se o CAC for próximo de 31 ou mesmo superior, isso indica que a empresa pode estar a lutar para alcançar uma rentabilidade sustentável. 👀

Neste caso, é necessário rever a sua estratégia. 😇


Como é que se estima o tempo de vida de um cliente?

Estimar o tempo de vida de um cliente é um processo crucial para calcular o valor do tempo de vida do cliente e tomar decisões estratégicas. ⚡️

O método mais comum é utilizar a taxa de churn. Aqui está a fórmula: 👇🏼

Tempo médio de vida do cliente = 1 / taxa de rotatividade.

Por exemplo, se uma empresa tiver uma taxa de rotatividade mensal de 5%, o tempo de vida médio de um cliente será de 1 / 0,05 = 20 meses. 😇

E aí está, tudo o que você precisa saber sobre como calcular life time value. 🐉

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