Sabe como calcular life time value ou, simplesmente, o que é? 🤔
As empresas de sucesso não são aquelas que se concentram apenas na aquisição de novos clientes, mas sim aquelas que sabem tirar o máximo partido de cada relação com o cliente, graças ao Customer Lifetime Value.
Se não está familiarizado com esta palavra, então veio ao sítio certo.
Sem mais demoras, vamos descobrir juntos o que é e como o calcular. 🔥
Life time value o que é ?
O CLV (Customer Lifetime Value) é uma medida que estima o montante total de receitas que um cliente pode trazer para uma empresa.
Não se trata apenas de uma venda única. Aqui, temos em conta todas as transacções futuras, a frequência e a recorrência das compras. 👀
Isto permite-nos avaliar a rentabilidade a longo prazo dos clientes, uma vez que calculamos os custos de aquisição e retenção.
Grosso modo, ajuda a tomar decisões estratégicas, como o orçamento de marketing ou o programa de fidelização. 🦋
Porque é que o life time value é importante?
Ainda não percebeu a importância do CLV (Customer Lifetime value)? 😲
Ok, não entre em pânico, nós explicamos-lhe mais detalhadamente. 🔎
1) Melhorar a fidelização dos clientes
Se compreender o valor que um cliente traz a longo prazo, poderá trabalhar mais nas suas estratégias de fidelização, tais como :
- 🔷 Programas de recompensas.
- 🔷 Ofertas personalizadas.
- 🔷 Atendimento ao cliente de qualidade.
Um valor elevado do tempo de vida do cliente indica uma forte lealdade, o que logicamente reduz a necessidade constante de novos clientes (que por vezes pode ser muito dispendiosa). 💸
Além disso, se se concentrar em melhorar o valor do tempo de vida, acentuará o comportamento de compra repetido e, por conseguinte, prolongará o tempo de vida do cliente. ⏱️
Para além de aumentar as receitas, este facto reforça a relação cliente-marca.
2) Calcular a rendibilidade da empresa
Como já deve ter adivinhado, o “marketing do valor do tempo de vida do cliente” é uma forma de determinar quanto é que um cliente realmente ganha em relação aos custos investidos na sua aquisição e retenção. 🔥
Se for uma empresa com um LTV 📈 elevado, poderá justificar os seus gastos em marketing e serviços porque sabe que os custos serão amortizados pelas receitas futuras geradas.
Uma pequena dica: se combinar o LTV com outros indicadores, como o custo de aquisição do clientes (CAC) ou a taxa de rotatividade, terá uma visão geral das suas finanças e tomará as decisões certas! 👀
3) Otimizar os custos de aquisição de clientes
Tem duas opções:
- 1️⃣ Seu LTV é alto ⭢ é possível alocar mais orçamento para campanhas de marketing sem correr o risco de perder dinheiro.
- 2️⃣ O seu LTV é baixo ⭢ é necessário repensar as estratégias de aquisição ou retenção para melhorar a rentabilidade.
A otimização do CAC com base no LTV melhora a eficácia dos gastos de marketing ao visar os melhores segmentos de clientes.
Ao fazê-lo, pode ter a certeza de que cada euro gasto na aquisição de novos clientes contribui para o crescimento da sua empresa. 😇
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Como calcular life time value ?
Já aviso que o cálculo não é assim tão simples (de qualquer forma, as coisas mais difíceis de conseguir são as melhores, certo? 😇). Este é feito em 4 passos, por isso toma nota e presta atenção! 🤫
1) Determinar o tempo médio de vida de um cliente
Tempo de vida do cliente = 1 / taxa de rotatividade
A taxa de churn é a percentagem de clientes que deixam de fazer negócio com a empresa durante um determinado período. Invertendo esta taxa obtém-se uma estimativa do tempo médio que um cliente permanece ativo. 👀
2) Calcular a frequência média de compra
Frequência de compra = Número total de compras / Número total de clientes
Esta fórmula é utilizada para medir quantas vezes um cliente compra, em média, durante um determinado período. 📆
3) Calcular o cabaz médio
Cesto médio = Receita total / número total de compras
O cabaz médio representa o valor médio das transacções efectuadas por um cliente durante uma compra. 🛍️
4) Calcular o valor do tempo de vida
É isso, podemos finalmente passar à fórmula! 👇🏼
Valor do tempo de vida do cliente = Tempo de vida do cliente × Frequência de compra × Cesto médio
Esta fórmula permite estimar o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo de toda a duração da sua relação com ela. 🔥
5) Ter em conta as margens e os custos
Para obter uma estimativa mais exacta, é necessário ter em conta a margem de lucro (após dedução dos custos de produção e de aquisição). Eis a fórmula: ⬇️
CLV Ajustado = (Tempo de Vida do Cliente x Frequência de Compra x Cesto) x Margem de Lucro.
Cálculo do valor do tempo de vida do cliente Saas: exemplo
Para tornar as coisas mais claras para si, eis um exemplo concreto de uma empresa Saas. Eis as informações de que necessitamos para calcular o valor do tempo de vida dos clientes:
- 🟣 Taxa de rotatividade mensal: 5%.
- 🟣 Número total de clientes activos: 1.000.
- 🟣 Número total de transacções (assinaturas renovadas) durante um período de 12 meses: 9,000.
- 🟣 Total de vendas geradas durante este período: 450 000 euros.
- 🟣 Margem bruta: 40%.
Vamos fazer as contas! 🧮
- Tempo médio de vida do cliente (1 / taxa de rotatividade) ⭢ 1 / 0,05 = 20 meses.
- Frequência média de compras (Número total de compras / Número total de clientes) ⭢ 9.000 / 1.000 = 9 compras por ano.
- Frequência média de compras (mensal)⭢ 9 / 12 = 0,75 por mês.
- Cabaz médio (Total de vendas / Número total de transacções) ⭢ 450.000 / 9.000 = 50€ por transação.
- LTV (Vida média×Frequência média de compras×Cesto médio) ⭢ 20 x 0,75 x 50 = 750 €.
- LTV (após margem bruta ) ⭢ 750 x 0,40 = 300 euros.
Para esta empresa Saas, o valor líquido do tempo de vida de um cliente é de 300 euros.
Isto significa que cada cliente gera uma média de 300 euros de lucro para a empresa ao longo da vida da relação.
Estudo de caso : como é que a Waalaxy aumenta o seu valor vitalício?
Waalaxy é uma ferramenta de prospeção e automação de LinkedIn e e-mail projetada para ajudar as empresas a gerar e qualificar leads de forma eficiente. 👽
Graças a campanhas de correio automático, pedidos de convite ou mensagens em massa, poderá encontrar facilmente novos clientes e obter respostas.
A ferramenta é segura, fácil de utilizar e não requer conhecimentos técnicos ou de base de dados.
Vamos dizer-lhe como eles aumentam o valor do tempo de vida dos seus clientes! 😇
1) Melhoria contínua do produto
A Waalaxy investe constantemente na melhoria contínua do seu produto com o objetivo 🥅 de aumentar o LTV dos seus clientes.
Toda a sua estratégia se baseia na adição regular de novas funcionalidades e na otimização das existentes com base no feedback dos clientes. 😇
Por exemplo, lançaram o Waami, um assistente de IA que ajuda a escrever mensagens de prospeção. ✨
Como o fazer? 🤔
Bem, basta preencher :
- 🔵 O seu público-alvo.
- 🟣 Sua proposta de valor.
- 🔵 O seu diferenciador.
- 🟣 Um apelo à ação.
E pronto, a magia acontece, e tem uma mensagem de prospeção completamente personalizada! 😇
Mas isso não é tudo. Para além da funcionalidade, a interface do utilizador é continuamente aperfeiçoada para melhorar a experiência do cliente, tornando o produto cada vez mais intuitivo e agradável.
Ao fazê-lo, o Waalaxy mantém os seus clientes actuais envolvidos e evita que procurem alternativas noutros locais. 🧠
2) Ofertas personalizadas
Em vez de propor uma abordagem única, a Waalaxy segmenta os seus utilizadores de acordo com vários critérios, tais como o comportamento de compra, o sector de atividade ou a utilização do produto.
Ao fazer isso, o Waalaxy adapta suas ofertas às necessidades específicas de cada grupo de clientes! 😇
Se você gostaria de saber mais sobre as diferentes assinaturas, vá aqui! 👇🏼
Ao aumentar a relevância das interações com cada cliente, consegue prolongar a relação com o cliente, o que (se esteve atento), aumenta o customer lifetime value! 🥳
3) Upselling
Se não sabe bem o que é o upselling, trata-se de encorajar os utilizadores existentes a atualizar para planos mais avançados ou funcionalidades adicionais que satisfaçam melhor as suas necessidades comerciais.
Por exemplo, a Waalaxy pratica o upselling quando os utilizadores atingem os limites do seu plano atual ou expressam uma necessidade crescente de funcionalidades. 👀
Estou a pensar, em particular, na Inbox (o serviço de mensagens do LinkedIn, mas melhor, com mais funcionalidades e mais filtros), ou no crédito extra do Email Finder (que lhe permite utilizar o Email Finder).
Ao fazer isso, Waalaxy consegue prolongar o envolvimento de seus clientes e maximizar a receita ao longo da duração do relacionamento! ✨
4) Suporte ao cliente
Waalaxy oferece webinars e tutoriais adaptados aos diferentes níveis de proficiência dos utilizadores.
Esse treinamento ajuda a reduzir qualquer atrito que os clientes possam encontrar.
De facto, a ferramenta de automatização mantém uma comunicação contínua com os seus clientes, recolhendo regularmente feedback para aperfeiçoar (como uma faca 🔪 ou um queijo 🧀, depende de si 😅) o produto e a experiência do utilizador.
Também oferecem boletins informativos que dão uma grande quantidade de conselhos, nos seus meios de comunicação, Supernova ☄️!
Eis uma lista não exaustiva das newsletters que oferecem:
- 🥇5 passos para dobrar suas vendas.
- 🥈Como montar sua estratégia de conteúdo no LinkedIn.
- 🥉Como x2 o tempo de resposta das suas mensagens de prospeção.
5) Bônus: conquiste mais clientes através da prospeção.
Ao automatizar tarefas repetitivas, como o envio de solicitações de conexão ou mensagens personalizadas no LinkedIn, o Waalaxy nos permite focar 🧠 mais em leads qualificados.
Na verdade, você pode integrar cenários de prospeção personalizados, o que economiza tempo, mas que também permite que você direcione seus potenciais perfeitamente. 🎯
E se ainda não está convencido com a prospection, aqui estão as vantagens:
- Automatização de tarefas repetitivas.
- Segmentação inteligente dos prospectos.
- Personalização em grande escala.
- Acompanhamento automatizado.
- Análise de dados em tempo real.
Está satisfeito? Convertido em prospeção? 👀
Pronto para uma recapitulação ? Como calcular life time value
Como pode ver, o “valor do tempo de vida do cliente” não é apenas um indicador financeiro. É uma verdadeira ⚖️ alavanca estratégica para qualquer empresa que pretenda maximizar a sua rentabilidade e crescimento a longo prazo. 📈
Todas as decisões, quer se trate de aquisição, fidelização ou otimização de custos, devem ser tomadas após uma análise do CLV (customer lifetime value). 👀
Em última análise, é esta visão a longo prazo que o vai distinguir das outras empresas. ✨
31 LTV é bom?
Um LTV de 31 pode ser bom ou mau, dependendo do contexto da empresa, do seu sector de atividade e dos custos associados à aquisição e retenção de clientes.
Se o custo de aquisição (CAC) for bastante inferior a 31 (digamos 10), significa que a empresa está a gerar um bom lucro por cada cliente adquirido (o que é positivo). 🔥
Por outro lado, se o CAC for próximo de 31 ou mesmo superior, isso indica que a empresa pode estar a lutar para alcançar uma rentabilidade sustentável. 👀
Neste caso, é necessário rever a sua estratégia. 😇
Como é que se estima o tempo de vida de um cliente?
Estimar o tempo de vida de um cliente é um processo crucial para calcular o valor do tempo de vida do cliente e tomar decisões estratégicas. ⚡️
O método mais comum é utilizar a taxa de churn. Aqui está a fórmula: 👇🏼
Tempo médio de vida do cliente = 1 / taxa de rotatividade.
Por exemplo, se uma empresa tiver uma taxa de rotatividade mensal de 5%, o tempo de vida médio de um cliente será de 1 / 0,05 = 20 meses. 😇
E aí está, tudo o que você precisa saber sobre como calcular life time value. 🐉