- O que é custo de aquisição do cliente ?
- Porque é que precisa de saber o seu custo de aquisição de clientes?
- Como calcular o CAC?
- Estudo de caso : Como é aplicado o custo de aquisição de clientes?
- Como é que analisa os seus custos de aquisição de clientes ?
- A relação entre o custo de aquisição de clientes e o valor do tempo de vida (LTV)
- Como calcular life time value ?
- Perguntas mais frequentes
Quer saber como controlar o seu custo de aquisição do cliente (CAC) em apenas 5 minutos? Veio ao sĆtio certo! Sabemos que no mundo dos negócios, cada euro conta, e que conhecer o seu CAC Ć© a chave para otimizar os seus gastos de marketing e aumentar o seu ROI. š°
Hoje, vou dar-lhe todas as dicas que precisa para calcular, compreender e, acima de tudo, reduzir o seu custo de aquisição de clientes. Prepare-se para transformar sua abordagem de marketing e disparar seus lucros š
O que é custo de aquisição do cliente ?
O custo de aquisição de clientes (CAC) Ć© o montante total que gasta para converter um potencial cliente num cliente. Inclui todos os custos de marketing e vendas. Basicamente, Ć© o quanto vocĆŖ coloca na mesa para que um cliente em potencial se torne um cliente. šø
Porque é que precisa de saber o seu custo de aquisição de clientes?
Conhecer o seu CAC Ʃ essencial por vƔrias razƵes:
- š° Rentabilidade: Se o seu CAC for superior ao valor do tempo de vida dos seus clientes (LTV), estĆ” a perder dinheiro. Para ser lucrativo, Ć© crucial que o CAC seja menor que o LTV. Se gastar mais para adquirir um cliente do que ele traz, perde dinheiro com cada nova aquisição, o que pode afetar rapidamente o seu fluxo de caixa e crescimento.
- Orçamentação: Alocar os seus recursos de forma inteligente para maximizar o seu retorno do investimento (ROI). Saber isto permite-lhe atribuir o seu orçamento de forma optimizada. Pode investir mais nos canais com melhor desempenho e reduzir as despesas naqueles que são menos eficazes. Isto permite-lhe planear as suas despesas com mais precisão.
- Estratégia: Identificar os canais de aquisição mais eficazes e ajustar a sua estratégia em conformidade. Ao analisar por canal, pode ver quais são os mais rentÔveis. Por exemplo, se as campanhas de correio eletrónico tiverem um CAC inferior ao da publicidade paga, pode aumentar os seus esforços no email marketing para otimizar os seus resultados.
Como calcular o CAC?
A fórmula
āļø A fórmula para calcular o seu CAC Ć© simples:

ā”ļø Por exemplo:
- Custos totais de marketing e vendas: $3,000
- NĆŗmero de novos clientes adquiridos: 10.
CAC= $3000/ 10 = $300
Pode categorizar o custo de aquisição de clientes de acordo com as Ć”reas de despesa (SEO, ADS…) e acompanhar o nĆŗmero de clientes adquiridos por canal para os comparar e ver quais sĆ£o os mais rentĆ”veis!
Estudo de caso : Como é aplicado o custo de aquisição de clientes?
Preparei alguns exemplos para o ajudar a compreender a fórmula a 100%!
Situação 1: O CAC de testes gratuitos ou freemium š
ā”ļø Para o calcular atravĆ©s de ensaios gratuitos ou freemium:
- Custos de desenvolvimento e manutenção:
- Inclua os custos de desenvolvimento para a versão freemium do seu produto, bem como as despesas de manutenção (servidores, apoio ao cliente, actualizações, etc.).
- Exemplo: $5.000.
- Custos de marketing :
- Adicione as despesas de publicidade, promoções e campanhas concebidas para atrair utilizadores para a avaliação gratuita.
- Exemplo: $2.000.
- Conversão:
- Acompanhe o número de utilizadores que mudam da versão gratuita para a versão paga.
- Exemplo: 1.000 utilizadores actualizam para a versão paga.
ā”ļø Isto dĆ”-nos, por exemplo, :
- Custos de desenvolvimento e manutenção: $50,000.
- Custos de marketing : $20.000.
- Conversões: 250 utilizadores actualizam para a versão paga.
āļø CAC: ($5000 + $2000) / 150 = $47 por cliente
Situação 2: Otimização para motores de busca (SEO) š
ā”ļø Para calcular o custo de aquisição de clientes para SEO :
- Custos de criação e otimização de conteúdos:
- Incluir os custos de redação, otimização da estratégia SEO, ferramentas e o preço do blogue.
- Exemplo: $15.000.
- Custos de backlinks e parcerias:
- Adicione as despesas para obter backlinks de qualidade e estabelecer parcerias.
- Exemplo: $5.000.
- Conversão:
- Acompanhe o número de novos clientes adquiridos através de trÔfego orgânico (através de CTAs, por exemplo).
- Exemplo: 200 novos clientes.
ā”ļø Isto pode dar-nos, por exemplo:
- Custos de criação e otimização: $15,000.
- Custo de backlinks e parcerias: $5.000.
- ConversƵes: 200 novos clientes.
āļø CAC: ($15.000 + $5.000) / 200 = $100 por cliente.
Situação 3: Publicidade direccionada no LinkedIn
ā”ļø Para o calcular atravĆ©s de publicidade direccionada no LinkedIn:
- Custos de criação de conteúdos publicitÔrios:
- Inclua os custos de criação de imagens e textos publicitĆ”rios, bem como os custos de produção de vĆdeos ou outros conteĆŗdos utilizados nos anĆŗncios.
- Exemplo: $5.000.
- Custos de publicidade:
- Adicione as despesas de publicação de anúncios no LinkedIn, incluindo o custo por clique (CPC) ou o custo por mil impressões (CPM).
- Exemplo: $15.000.
- Custos de gerenciamento de campanha:
- Se uma agĆŖncia gerenciar sua campanha.
- Exemplo: $3.000.
- Conversão:
- Acompanhar o número de novos clientes adquiridos graças à campanha do LinkedIn Ads.
- Exemplo: 300 novos clientes.
ā”ļø Isto pode dar-nos, por exemplo:
- Custo de criação de conteúdo publicitÔrio: $5.000.
- Custos de publicidade : $15.000.
- Custos degestão da campanha: $3,000.
- ConversƵes: 300 novos clientes.
āļø CAC: ($5.000 + $15.000 + $3.000) / 300 = $76,67 por cliente.
Como é que analisa os seus custos de aquisição de clientes ?
Calculou os seus custos de aquisição, agora o que faz com eles?
ā”ļø A anĆ”lise do seu CAC envolve :
- Acompanharos custos regularmente: Acompanhar todos os custos de marketing e de vendas para obter uma imagem exacta das suas despesas, por exemplo, atravƩs de um dashboard.
- Segmentar por canal: Identifique quanto custa cada canal para adquirir um cliente e quais os que têm melhor desempenho. Por exemplo, se o Google Ads tiver um CAC de $170 e o SEO tiver um CAC de $133,33, poderÔ ser mais rentÔvel concentrar os seus esforços no SEO.
- Compare com o LTV: Certifique-se de que Ć© bastante inferior ao LTV para garantir a rentabilidade.
- Otimização contĆnua: ajuste as suas estratĆ©gias e teste novas abordagens para reduzir o CAC e melhorar o ROI. Por exemplo, utilize os test A/B para otimizar as suas campanhas publicitĆ”rias e experimente diferentes conteĆŗdos e ofertas para ver o que funciona melhor.
Ao conhecer e analisar estes Ćŗltimos, pode tomar decisƵes informadas para otimizar os seus gastos de marketing, maximizar o ROI e fazer crescer o seu negócio de forma sustentĆ”vel. š
A relação entre o custo de aquisição de clientes e o valor do tempo de vida (LTV)
O valor do tempo de vida (LTV) representa o rendimento lĆquido que um cliente gera para a sua empresa durante toda a duração da sua relação consigo. Para garantir a rentabilidade, o LTV deve ser superior ao CAC. Um bom rĆ”cio LTV/CAC Ć© de, pelo menos, 3:1, o que significa que cada euro gasto na aquisição deve render trĆŖs euros em valor para o cliente. NĆ£o se pode ter um sem o outro.
Como calcular life time value ?
ā”ļø Ć assim que se calcula o LTV:

ā”ļø Por exemplo:
- Tempo de vida do cliente: 3 meses em mƩdia
- FrequĆŖncia de compra: 2 encomendas por mĆŖs
- Cesto mƩdio: $200
Seu LTV = 3 x 2 x 200 = $1.200
ā”ļø Se relacionarmos isto com o CAC obtemos :
LVT / CAC = 1.200 / 300 = 4
Neste caso, o rĆ”cio 1:3 Ć© bem respeitado. Por cada 1 dólar gasto, sĆ£o obtidos 4 dólares. Isto significa que a empresa Ć© rentĆ”vel. š°
Esse Ć© o fim desse artigo. Espero ter respondido a todas as suas dĆŗvidas sobre o custo de aquisição de clientes! š
Aqui estƔ um resumo rƔpido do que vimos juntos:
- Definição do custo de aquisição de clientes.
- CƔlculo do CAC.
- Casos de estudo da sua aplicação.
- A relação entre CAC e LVT.
Perguntas mais frequentes
Como reduzir o custo de aquisição do cliente ?
Otimizar a segmentação dos clientes šÆ:
- Segmentação precisa: Utilize ferramentas de segmentação para identificar os segmentos de mercado mais rentÔveis. Por exemplo, pode utilizar o Google Analytics e dados demogrÔficos para concentrar os seus esforços nos clientes com maior probabilidade de conversão. Isto maximiza a eficÔcia das suas campanhas de marketing e reduz os custos.
Melhorar a qualidade dos contactos š:
- Marketing de conteĆŗdo: Desenvolver estratĆ©gias de geração de leads de qualidade, como a criação de conteĆŗdos de inbound marketing (blogues, vĆdeos, e-books).
- Utilizar SEO: Optimize o seu website através dos três pilares: Técnica, Confiança e Conteúdo. Atrair visitantes de qualidade reduzirÔ a sua necessidade de gastar em publicidade.
Dicas: OfereƧa conteĆŗdos descarregĆ”veis em troca dos dados de contacto dos visitantes, o que lhe permitirĆ” enriquecer o seu CRM e voltar a contactĆ”-los mais tarde! š
Otimizar as campanhas publicitĆ”rias š:
- TestesA/B: Execute testes A/B nos seus anĆŗncios para determinar quais tĆŖm melhor desempenho. Utilize plataformas como o Google Ads… para direcionar com precisĆ£o o seu pĆŗblico. Teste diferentes imagens, tĆtulos e apelos Ć ação para ver quais funcionam melhor.
Automatize os processos de marketing š¤:
- Ferramentas de automatização: Não hesite em utilizar ferramentas de automação de marketing como o Waalaxy para gerir e otimizar as suas campanhas de correio eletrónico, por exemplo. Estas ferramentas permitem-lhe criar fluxos de trabalho automatizados, melhorando a eficiência das campanhas e reduzindo o CAC.
Melhore a jornada do cliente e a experiĆŖncia do usuĆ”rio š”:
- Otimização do sĆtio Web: Analisar o comportamento dos visitantes e identificar os pontos de fricção no seu sĆtio Web. Melhore a experiĆŖncia do utilizador, simplificando o processo de compra ou o nĆŗmero de passos necessĆ”rios para concluir uma transação. Ter um tĆŗnel de compras claro aumentarĆ” as suas conversƵes!
- Personalizar a experiência: Ofereça aos seus clientes uma experiência personalizada, utilizando dados para adaptar o conteúdo e as ofertas às preferências e ao comportamento de cada utilizador. Por exemplo, crie uma pÔgina de destino para cada um dos seus segmentos.
Agora jĆ” sabe tudo sobre o custo de aquisição de clientes! š„³